Após a defesa de sua dissertação de mestrado, siga os passos abaixo para a entrega da versão final e a solicitação do diploma. É imprescindível seguir os passos na ordem abaixo:
1º Passo: Revisão e Aprovação
- Correções: Caso a banca tenha solicitado ajustes, realize-os no prazo estabelecido.
- Avaliação do Orientador: Após as correções, envie a versão revisada para seu/a orientador/a. Ele/a preencherá o Formulário de Aprovação do Trabalho e o encaminhará à secretaria.
- Entre em contato com a secretaria (promestre@fae.ufmg.br) para solicitar a Folha de Aprovação ou a Ata assinada da sua banca de defesa. Esse documento deve ser inserido na versão final da dissertação.
2º Passo: Preparação da Versão Final
- Formatação: Ajuste a dissertação conforme as Diretrizes para Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFMG, incluindo a folha de aprovação ou a ata assinada.
- Recursos Educacionais: Inclua quaisquer recursos educacionais desenvolvidos como apêndices.
- Ficha Catalográfica: Solicite a ficha catalográfica à Biblioteca da FaE, enviando a versão final da sua dissertação e seu ano de nascimento para os e-mails bibref@fae.ufmg.br e biblio@fae.ufmg.br. Atenção: é preciso encaminhar a solicitação da ficha catalográfica com cópia para os dois e-mails, para acompanhamento da chefia imediata da biblioteca.
Para maiores informações sobre a ficha catalográfica, você pode consultar o site da Biblioteca da FaE clicando aqui.
3º Passo: Regularização na Biblioteca
- Nada Consta: Solicite o certificado de “Nada Consta” pelo e-mail bibref@fae.ufmg.br, informando seu nome completo e número de matrícula. O e-mail deve ser enviado com o seguinte assunto: “Solicitação de NADA CONSTA”.
4º Passo: Arquivamento Digital
- Repositório da UFMG: Submeta a versão final da dissertação (com a ficha catalográfica) no Repositório da UFMG. Siga os tutoriais disponíveis na página do Repositório a) para a submissão/arquivamento da dissertação e b) para o recebimento do atestado de entrega. ATENÇÃO: é imprescindível ter concluído os passos anteriores (1 a 3) antes de solicitar o arquivamento da dissertação no repositório.
5º Passo: Entrega de Cópias Físicas
É preciso entregar, na secretaria, tanto a dissertação (acompanhada do Termo de autorização de empréstimo) quanto o recurso educacional impressos.
- Dissertação Impressa: Entregue na secretaria um exemplar físico/impresso da dissertação (a impressão pode ser frente e verso), encadernado tipo brochura em capa dura azul marinho com letras douradas. Consulte a Biblioteca da FaE para maiores informações. Atenção: entregar a versão impressa somente após o recebimento da declaração de entrega da versão final do trabalho acadêmico enviada pelo repositório da UFMG.
- Recursos Educacionais:
- Livros, e-books, encartes, revistas, jogos físicos e etc devem ser entregues em suas versões físicas originais.
- Documentários, workshops, músicas, filmes, danças, performances e demais produções audiovisuais devem ser armazenados em um pendrive devidamente identificado (com capa e nome) e entregues na secretaria, acompanhados do encarte preenchido com os dados da pesquisa.
- Sites, mídias digitais, jogos digitais e etc também deve ser salvos em pendrive e entregues na secretaria acompanhados de uma ficha técnica. Após o preenchimento, a ficha deve ser salva em formato PDF.
- Todo Recurso Educacional deve conter os logotipos do PROMESTRE, da FaE e da UFMG.
6º Passo: Solicitação do Diploma
- Documentação: Após concluir os passos anteriores, encaminhe à secretaria (promestre@fae.ufmg.br) os seguintes documentos em formato PDF, na ordem descrita a seguir, com o assunto “EMISSÃO DE DIPLOMA”:
- Histórico Escolar devidamente integralizado e autenticável (com QRcode gerado no MinhaUFMG ) ou Histórico Escolar, datado, assinado e carimbado pela Coordenação do Curso;
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
- Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte;
- Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento ou união estável;
- Cópia da Declaração de entrega da versão final de trabalho acadêmico (dissertação) emitida pela Biblioteca Digital da UFMG;
- Certificado de “Nada Consta” da Biblioteca.
** Caso o pedido tenha urgência, anexar a justificativa. Para acessar o Requerimento de Registro de Diploma em Caráter Prioritário clique aqui
7° Passo: Confirmação da Secretaria
A secretaria irá enviar um e-mail de confirmação do pedido, com o assunto “DIPLOMA EM ANDAMENTO,” e contendo o número do processo para que o solicitante possa acompanhar a tramitação pelo site https://www.ufmg.br/prpg/consulta-diplomas/
Seguindo esses passos, você garantirá uma conclusão tranquila do seu curso e a emissão do seu diploma. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria pelo e-mail promestre@fae.ufmg.br.
Clicando aqui, você tem acesso a um encarte com o resumo de todo o processo descrito até aqui.
Atenciosamente,
A Secretaria.