Projetos de pesquisa e de extensão

Artes, Filosofias e Resistências

Docente Projeto de extensão
Daniele de Sá Alves Título(1): Arte e cultura nos espaços expositivos da FaE: Arteducação e Poéticas
Objetivo: Fortalecer a Faculdade de educação como espaço de produção de conhecimento, também, no campo da arte. Estimular a formação docente em artes a partir da perspectiva contemporânea de ensino de arte que considera os entrecruzamentos entre a docência, a pesquisa e a produção artística. Título(2): Linhas da FaE: Coletivo de Bordado Livre em defesa da Educação Publica. Objetivo: Constituir um coletivo progressista articulado em torno da defesa da Educação Pública como direito de todas as pessoas e dever do estado, cujas ações giram em torno do bordado livre como forma de expressão poética e política de suas pautas e demandas.

Didática e Docência

Docente Projeto de extensão
Cláudia Starling Bosco Título: Casos de ensino COM Professores(as) e estudantes: experiências formativas e docentes. Objetivo: Criar um espaço de discussão, produção e socialização de Casos de Ensino, evidenciando as experiências formativas e docentes de professores(as) e de futuros professores(as).

Educação de Jovens e Adultos

Docente Projeto de extensão
Analise de Jesus Da Silva Título(1): Programa ações afirmativas na UFMG. Objetivo: Criar e implementar uma política de permanência na perspectiva das ações afirmativas destinada a jovens negros e negras, sobretudo os de baixa renda, regularmente matriculados/as nos cursos de graduação da UFMG, oferecendo-lhes instrumental que lhes possibilite uma formação acadêmica de qualidade, a permanência bem sucedida na universidade e a sua futura entrada na pós-graduação. Título(2): Construção do recurso educativo para oferta do Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores da Educação Básica das Redes Públicas na Educação de Jovens e Adultos – Diversidades, desigualdades e justiça social. Objetivo: Produzir recursos educativos extensionistas oriundos do Projeto Curso de Extensão com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos – CREEJA, de registro 102808 no SIEX.  Título(3): Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos: Diversidades, desigualdades e justiça social. Objetivo: Realizar um evento digital de abrangência internacional sobre a Educação de Jovens e Adultos; Propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos que analisem as diversidades, as desigualdades e a justiça social presentes nas pautas dos países lusófonos participantes; Propiciar a apresentação e a discussão de experiências vivenciadas pelos Grupos de Pesquisa participantes. Título(4): Projeto de Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos? CREEJA. Objetivo: O Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), a Linha de EJA no Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG (Promestre), o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Pesquisa e Formação (NEJA/FaE/UFMG) e o Editorial EJA em Pauta (Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil ? 1822-2022), apresentam proposta de realização do Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos ? CREEJA.
Renata Amaral de Matos Rocha Título(1): Projeto – 404997 – CP-Cultural: vivências, socialização e formação. Objetivo: O CP-CULTURAL pretende captar oportunidades de vivências culturais na cena social mineira e até nacional, com o objetivo de potencializar o acesso da Comunidade da UFMG e de seus parceiros aos bens culturais de nossa sociedade, visando contribuir com a formação crítica e sensível desses sujeitos. Também pretende fortalecer o diálogo entre a Universidade e os coletivos artísticos e culturais de Minas Gerais. Título(2): Projeto – 400566 – UFMG JOVEM. Objetivo: O Projeto de extensão UFMG Jovem tem como objetivo geral se constituir como um espaço de encontro, diálogo e intercâmbio entre a UFMG e a Educação Básica, por meio de ações de extensão correlatas e articuladas ao Projeto.
Walesson Gomes da Silva

Educação do Campo

Docente Projeto de extensão
Eliano de Souza Martins Freitas
Maria Isabel Antunes Rocha Título: Programa de Extensão Formação continuada de educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais Escola da Bacia do Rio Doce PEBRID
Objetivo: construir um processo formativo que alcance os educadores (professores e gestores) da região da Bacia do Rio Doce que estão atuando em escolas públicas na Educação Básica, em seus diferentes níveis e modalidades.

Educação em Museus e Divulgação Científica (Foco: Design)

Docente Projeto de extensão
Adriana Mortara Almeida Título: Materiais educativos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: rompendo fronteiras. Objetivo:  ampliar as ações educativas do MHNJB-UFMG por meio de materiais impressos, jogos e materiais digitais que possam ser utilizados por diversos públicos antes, durante e depois da visita ao museu, enriquecendo a experiência dos visitantes; continuar o processo de digitalização do acervo, possibilitando que informações sobre os diferentes tipos de materiais estejam mais organizadas e acessíveis; criar formas de trabalhar a base de dados digital do acervo do Museu, produzindo, a partir dela, materiais educativos tanto físicos quanto digitais; desenvolver materiais educativos para pessoas com diferentes tipos de deficiências a fim de que possam interagir com os conteúdos abordados nas exposições do museu; possibilitar a abordagem dos temas de forma mais lúdica e acessível; construir as ações educativas em parceria com escolas e outros espaços científico-culturais. [Contemplado Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022, a ser finalizado em maio de 2025]
Título: Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do MHNJB-UFMG. Sou coordenadora acadêmica do Programa (SIEX 500082)
Márcia Luíza Franca da Silva Título: Design & Educação
Marina Assis Fonseca Título: Universidade das Crianças. Objetivo: Elaboração e produção de materiais de divulgação científica (livros infantis., ilustrações, textos curtos, vídeos e podcasts), a partir da interação com crianças e educadores em oficinas oferecidas pelo projeto.

Infâncias e Educação Infantil

Docente Projeto de extensão
Mônica Correia Baptista Título(1): A hora da história na FaE. Siex nº 403304. Objetivo: formar aluno(a)s da graduação, da pós-graduação, professore(a)s, bibliotecário(a)s e demais profissionais em exercício em escolas, bibliotecas ou centros de cultura, que atuam ou que possam vir atuar como mediadore(a)s e promotore(a)s de leitura, a planejar, organizar e desenvolver situações de leituras de livros infantis e de reflexões sobre elas, junto a crianças menores de seis anos.
Título(2): Leitura e escrita na Educação Infantil – curso de atualização. Siex nº 102110. Objetivo: Formar professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), gestores(as) de instituições públicas de Educação Infantil ou de instituições conveniadas com o poder público e gestores(as) de Secretarias Estaduais de Educação e de Secretarias Municipais de Educação responsáveis pela coordenação da Educação Infantil, para que seja assegurado um trabalho pedagógico de qualidade com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas do Brasil.
Título(3): Leitura e escrita na Educação Infantil – curso de aperfeiçoamento. Siex nº: 103187. Objetivo: Capacitar formadores estaduais e municipais para que à luz dos pressupostos teóricos e práticos que sustentam o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil formarem professoras cursistas do curso de atualização Leitura e escrita na educação infantil de municípios que integram os estados da região Sudeste.
Título(4): Fórum Mineiro de Educação Infantil. Siex nº: 403581. Objetivo: Formular e desenvolver conjuntamente, em espaço democrático, constituído por diferentes instituições e pessoas, estratégias de defesa do direito das crianças de zero a cinco anos e onze meses de vida a uma educação infantil de qualidade socialmente referenciada.
Título(5): Projeto de oficinas de Leitura literária. Siex nº: 402149. Objetivo: Desenvolver ações de formação de estudantes da graduação, pós-graduação; professoras; bibliotecários; museólogos e demais profissionais da educação escolar, assim como pais, familiares e demais interessados na promoção da leitura literária junto a crianças, fomentando experiências estéticas, culturais e cognitiva.
Título(6): Seminário Formar leitores e leitoras na primeira infância. Siex nº: 204910. Objetivo: Desenvolver atividades acadêmicas destinadas a professores e demais agentes culturais para que possam compreender a participação da linguagem na constituição dos seres humanos e os pressupostos teóricos que fundamentam as práticas pedagógicas relacionadas ao processo de apropriação das linguagens oral e escrita pelas crianças menores de seis anos, em instituições de Educação Infantil.
Título(7): Projeto Tertulinha.Siex nº: 401137. Objetivo: Constituir um espaço virtual de promoção e interação da leitura literária para crianças da Educação Infantil, possibilitando o acesso a diversos textos de literatura infantil de maneira a fomentar a experiência estética, emocional e cognitiva da criança, consolidando, assim, sua relação com a literatura mesmo no formato remoto.

Educação Matemática

Docente Projeto de pesquisa Projeto de extensão
Keli Cristina Conti Título(1): Processos de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: formação de professores e práticas pedagógicas. Objetivo: investigar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, bem como desenvolvimento de pesquisas de mestrado cujo foco sejam os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica e na formação de professores. Título(2): Processos de Ensino e Aprendizagem: probabilidade e estatística na escola básica e na formação de professores.  Objetivo: Constituir grupos de professores e futuros professores, preferencialmente com práticas colaborativas e compreender os processos de ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade na Escola Básica. Objetiva-se também desenvolver proposta junto aos estudantes da Escola Básica. Título: Formação Compartilhada de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Objetivo: Visamos a constituição de um espaço on-line de formação continuada com professores/professoras em exercício, licenciandos/licenciandas e pesquisadores/pesquisadoras. Dar aos professores oportunidade de compartilhar com outros as experiências deles e considerá-las para ampliar o conhecimento dos participantes é um importante papel que a Universidade pública pode desempenhar
Samira Zaidan Título: O conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em educação matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em
vista a profissão.
Projeto coordenado por Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI), onde faço parte da equipe juntamente com outros 28 colegas de universidades e institutos de todo o país. Objetivo: contribuir para ampliar bases teóricas consistentes para o estudo da matemática da formação docente, segundo demandas da prática profissional. Para isto, propomos levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possam contribuir para o entendimento de conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos são fundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil.

Educação, Ensino e Humanidades

Docente Projeto de extensão
Ana Paula Giavara Título: A cartografia socioterritorial como estratégia para a formação docente
Guilherme de Alcantara
Pedro Teixeira Castilho Título: Desembola na ideia – a reinserção social de adolescentes usuários de drogas em situação de conflito com a lei: práticas de oficinas e da psicanálise em instituições.

Ensino de Ciências

Docente Projeto de extensão
Alexandre Fagundes Faria
Célio da Silveira Junior Título(1): Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras. Objetivo: Contribuir para o debate sobre a leitura em sala de aula e sobre o papel fundamental que a mediação pedagógica deveria tomar nesse processo. Título(2): Interações Químicas: processos de formação docente por meio do encontro entre professores de Química. Objetivo: Abranger cursos, eventos e prestação de serviços, realizados para e com os professores de Química que atuam na Educação Básica em escolas de Belo Horizonte e região. No bojo deste projeto, esses docentes são estimulados a participar de Encontros Científicos na UFMG promovidos para divulgação de relatos de suas experiências e para participarem de rodas de conversa, palestras e cursos organizados por professores e discentes, bolsistas de extensão, da UFMG.
Fábio Augusto Rodrigues E Silva
Fernando César Silva Título: Clube de Ciências Trem Bão. Objetivo: Articular e colaborar com escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte, promovendo atividades de ensino para estudantes da Educação Básica, e de divulgação científica para a comunidade.
Nilma Soares da Silva Título(1): Projeto Café Pedagógico – Objetivo: O Café pedagógico tem o objetivo de promover diálogos genuinamente interdisciplinares e abrangentes em torno de questões que mobilizam vários campos de pesquisa e atuação, com enfoque na interface das ciências naturais e da educação com outros campos. Título(2): Projeto Os recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e sua contribuição para a inserção social – Objetivo: Elaborar, implementar e investigar recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -PROMESTRE/FaE/UFMG.
Título(3): Projeto POP Astronomia: Chão de Estrelas e Praça da Astronomia – Objetivo: Associar um ambiente de formação inicial e continuada de professores de ciências a práticas culturais de popularização e difusão científica e tecnológica buscando integrar novos públicos e utilização de instrumentos científicos e escalas de observação científica interdisciplinares.
Título(4): Programa articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências. Objetivo: dar continuidade e ampliar a abrangência de Projetos e iniciativas de Formação Continuada de Professores de ciências no CECIMIG/FaE-UFMG, dando visibilidade social e institucional a tais programas e divulgando os produtos por eles gerados. Pretende ampliar as articulações entre formação inicial de estudantes de Licenciatura e formação continuada de professores, pela participação de bolsistas de extensão e pelo envolvimento de maior número de licenciandos em estágios.

Trabalho e Educação

Docente Projeto de extensão
Geraldo Marcio Alves dos Santos Título: Trabalho e Educação: implementação do trabalho associado e do Emprego Verde em Brumadinho. Objetivo: assessorar e acompanhar, durante trinta meses, a implementação de unidades de trabalho associado em Brumadinho e região. Objetivos específicos: Nivelar as bases conceituais da autogestão, cooperativismo e Emprego Verde; Criar uma Central de Cooperativas em Brumadinho; Incubar quatro cooperativas de trabalho em Brumadinho; Apoiar duas Associações de trabalhadores em Brumadinho e difundir as ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Brumadinho
Kamille Vaz