Histórico

Em 2012, um grupo de professores da Faculdade de Educação iniciou os preparativos para a criação de um Mestrado Profissional em Educação na UFMG.

A Faculdade de Educação da UFMG já tinha grande experiência de formação continuada de profissionais – com as especializações (pós-graduações lato senso do Laseb e Cecimig) -, além de reconhecida excelência na formação de pesquisadores no mestrado acadêmico e no doutorado. Afora isso, a UFMG tinha muitos professores com grande expertise na criação de materiais didáticos, inovação na educação, na avaliação e na gestão das redes de ensino, que, embora não valorizadas nos programas acadêmicos, tem enorme contribuição na orientação de pesquisas aplicadas e desenvolvimento de tecnologia social que são gestadas em mestrados profissionais.

Após reuniões na Faculdade de Educação com dezenas de professores interessados, o projeto de criação do mestrado profissional, elaborado por Bernardo J. Oliveira, Aparecida Paiva, Cristina Gouvea e Nilma Soares, foi encaminhado à Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFMG e, após reajustes sugeridos por pareceristas externos, foi submetido à Capes (APCN) para apreciação.

Em meados de 2013 a proposta Mestrado Profissional Educação e Docência foi aprovada com a nota máxima, e no final deste ano iniciou-se o processo seletivo.

As aulas da primeira turma, com 50 alunos, iniciaram-se em fevereiro de 2014. Ao final de cada ano tem ocorrido o processo seletivo, para uma nova turma de alunos. O número de docentes, de linhas de pesquisa e de vagas ofertadas vêm aumentando ao longo dos anos. Em 2017 ingressaram 65 alunos em 9 linhas de pesquisa.