Disciplinas do Curso

  • DISCIPLINAS OPTATIVAS 2020/2 EMENTAS
  • GRADE CURRICULAR DO CURSO
  • DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

    1. Sujeitos da educação: escola e identidade social.
    Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero,
    etnia e geração. Relação entre processos identitários e aprendizagem escolar.
    Referências:
    CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.
    DAYRELL, J. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. Juventude e escolarização. Brasília: MEC/INEP, 2002.
    DAYRELL, J. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, J.; NOGUEIRA, M. A. et al.
    Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
    GOUVEA, M. C.; SARMENTO, M. Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis:Vozes, 2010.
    HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz. T. da Silva e Guacira Louro. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1998.
    HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; SILVA, Tomaz T. (Org.). Antropologia do ciborgue – as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
    MULLER, F. (Org.). Infância em perspectiva. São Paulo: Cortez, 2010.
    SPOSITO, M. Ação coletiva, cultura e juventude no Brasil. In: DAYRELL, J.; NOGUEIRA, M. A. et al. Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
    VIANNA, C. O gênero nas políticas de educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34,n. 121, p. 77-104, jan./abr. 2004.
    WELLER, W. Juventude e diversidade: articulando gênero, raça e sexualidade. In: DAYRELL, J.;
    NOGUEIRA, M. A. et al. Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

    2. Conhecimento, linguagem e interações em sala de aula.
    Ementa: Estudo dos processos de construção do conhecimento social e escolar.
    Relações entre conhecimento e linguagem. Os discursos na sala de aula. Interações na
    sala de aula.
    Referências:
    COLE, M. Desenvolvimento cognitivo e educação formal: a evidência da pesquisa transcultural.
    MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da teoria sócio-histórica. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996.
    COLL, C. Psicologia evolutiva. v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
    COSCARELLI, C. A cultura escrita em sala de aula (em tempos digitais). In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
    KLEIMAN, Ângela B. (org.). Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1995
    GOULART, C. Cultura escrita e escola: letrar alfabetizando. In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
    MARTINS, I. Letramento científico: um diálogo entre ensino de ciências e estudos do discurso. In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
    MENEZES, L. V. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
    NORTON, B. Non-participation, imagined communities and the language classroom. SLRF 2000 Plenaries, http://mendota.english.wisc.edu/~SLRF/plenaries.html.
    ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. 1a ed. S.Paulo/Campinas: EDUC/Mercado das Letras, 2001.
    VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
    ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

    3. Metodologia de pesquisa.
    Ementa: Pesquisa em educação. Processos de investigação científica: formulação de
    problema, estratégias investigativas, análise da produção bibliográfica. Produção de
    texto científico.
    Referências:
    BARROS, A.; LEHFELD, N. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
    CONTANDRIOPOULOS, A. P. et al. Saber preparar uma pesquisa. 3ª ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec, 1999.
    FAULSTICH, E. Como ler, entender e redigir um texto. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
    GERSDORFF, R. Identificação e elaboração de projetos. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
    GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.
    HÜHNE, L. M. (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
    LENTIN, J. P. Penso, logo me engano: breve história do besteirol científico. São Paulo: Ática, 1997.
    MOURA, M.; FERREIRA, M.; PAINE, P. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998.
    SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
    SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 20ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
    TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1999.

    4. Seminário de pesquisa I : análise da prática pedagógica.
    Ementa: Resgate e problematização das diferentes experiências de ensino dos alunos e
    discussão das dificuldades enfrentadas e desafios almejados. Reflexão crítica sobre a
    prática pedagógica e das possíveis contribuições para sua melhoria a serem
    desenvolvidas no curso. Discussão dos projetos de pesquisas.

    5. Seminário de pesquisa II: Orientação e desenvolvimento da pesquisa.
    Orientação na elaboração e desenvolvimento da pesquisa, fornecendo subsídios
    teórico- metodológicos para sua realização. Esta disciplina é prática, envolvendo tanto
    encontros coletivos com os orientandos da linha de pesquisa, como individuais entre
    os discentes e o orientador.

    6. Seminário de pesquisa III: Orientação e desenvolvimento da pesquisa.
    Orientação na elaboração e desenvolvimento da pesquisa.
    Encontros de orientação individuais e encontro coletivos para apresentação do
    andamento da pesquisas e discussão dos alcances obtidos.

  • DISCIPLINAS OPTATIVAS 2020/1 - EMENTAS
    DISCIPLINA LINHA PROFESSOR RESPONSÁVEL
    FAE 976 - Escrita científica ENSINO DE CIÊNCIAS Fábio Augusto Rodrigues e Silva
    FAE 976 - Interações Discursivas nas salas de aula de ciências ENSINO DE CIÊNCIAS Marina de Lima Tavares
    FAE 976 - Letramento Acadêmico_a produção do gênero projeto de pesquisa EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIEDADE Gláucia Maria dos Santos Jorge
    FAE 976 - Concepções em tecnologia e educação EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIEDADE Andreia de Assis Ferreira; Antônio José Lopes Alves; Breynner Ricardo de Oliveira; Gláucia Maria dos Santos Jorge
    FAE 976 - Educação em Saúde EDUCAÇÃO EM MUSEUS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Denise Nacif Pimenta; Polyana Valente
    FAE 976 - Produção de materiais educativos para museus EDUCAÇÃO EM MUSEUS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Jezulino Lucio Mendes Braga
    FAE 976 - Gestão e Políticas Públicas na Educação no Campo EDUCAÇÃO DO CAMPO Penha das Dores Souza Silva
    FAE 976 - Educação Ambiental e Sustentabilidade no campo e na cidade EDUCAÇÃO DO CAMPO Eliano de Souza Martins Freitas
    FAE 976 - Ensinar história no século XXI_desafios e possibilidades EDUCAÇÃO, ENSINO E HUMANIDADES Pablo Luiz de Oliveira Lima
    FAE 976 - Educação, Cultura e Espiritualidade EDUCAÇÃO, ENSINO E HUMANIDADES Conceição Clarete Xavier Travalha
    FAE 976 - Estudo sobre masculinidades EDUCAÇÃO, ENSINO E HUMANIDADES Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
    FAE 947 - Prática pedagógica no ensino de matemática: reflexões sobre e para a sala de aula EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Diogo Alves de Faria Reis

    Ana Rafaela Correia Ferreira

    FAE 976 -Infâncias na cidade: diálogos entre educação e arquitetura EDUCAÇÃO INFANTIL  Levindo Diniz Carvalho

    Rogério Correia da Silva

    FAE 976 - Pauta Nacional da EJA: realidades, diagnósticos; sujeitos e desafios EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Analise de Jesus Da Silva
    FAE 984 -Trabalho e Educação: fundamentos teórico-metodológicos TRABALHO E EDUCAÇÃO Geraldo Márcio Alves dos Santos
    FAE 976 - Pesquisa narrativa e autobiográfica em Educação Física ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Admir Soares de Almeida Junior
    FAE 988 - Didática e Docência: o ensino como objeto de estudo DIDÁTICA E DOCÊNCIA Cláudia Starling Bosco
    FAE 976 - Design educacional contextualizado Juliane Corrêa