1. Sujeitos da educação: escola e identidade social.
Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero,
etnia e geração. Relação entre processos identitários e aprendizagem escolar.
Referências:
CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.
DAYRELL, J. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. Juventude e escolarização. Brasília: MEC/INEP, 2002.
DAYRELL, J. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, J.; NOGUEIRA, M. A. et al.
Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
GOUVEA, M. C.; SARMENTO, M. Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis:Vozes, 2010.
HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz. T. da Silva e Guacira Louro. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1998.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; SILVA, Tomaz T. (Org.). Antropologia do ciborgue – as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MULLER, F. (Org.). Infância em perspectiva. São Paulo: Cortez, 2010.
SPOSITO, M. Ação coletiva, cultura e juventude no Brasil. In: DAYRELL, J.; NOGUEIRA, M. A. et al. Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
VIANNA, C. O gênero nas políticas de educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34,n. 121, p. 77-104, jan./abr. 2004.
WELLER, W. Juventude e diversidade: articulando gênero, raça e sexualidade. In: DAYRELL, J.;
NOGUEIRA, M. A. et al. Família, escola e juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
2. Conhecimento, linguagem e interações em sala de aula.
Ementa: Estudo dos processos de construção do conhecimento social e escolar.
Relações entre conhecimento e linguagem. Os discursos na sala de aula. Interações na
sala de aula.
Referências:
COLE, M. Desenvolvimento cognitivo e educação formal: a evidência da pesquisa transcultural.
MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da teoria sócio-histórica. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996.
COLL, C. Psicologia evolutiva. v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COSCARELLI, C. A cultura escrita em sala de aula (em tempos digitais). In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
KLEIMAN, Ângela B. (org.). Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1995
GOULART, C. Cultura escrita e escola: letrar alfabetizando. In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
MARTINS, I. Letramento científico: um diálogo entre ensino de ciências e estudos do discurso. In: MARINHO, M. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
MENEZES, L. V. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
NORTON, B. Non-participation, imagined communities and the language classroom. SLRF 2000 Plenaries, http://mendota.english.wisc.edu/~SLRF/plenaries.html.
ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. 1a ed. S.Paulo/Campinas: EDUC/Mercado das Letras, 2001.
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
3. Metodologia de pesquisa.
Ementa: Pesquisa em educação. Processos de investigação científica: formulação de
problema, estratégias investigativas, análise da produção bibliográfica. Produção de
texto científico.
Referências:
BARROS, A.; LEHFELD, N. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CONTANDRIOPOULOS, A. P. et al. Saber preparar uma pesquisa. 3ª ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec, 1999.
FAULSTICH, E. Como ler, entender e redigir um texto. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
GERSDORFF, R. Identificação e elaboração de projetos. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.
HÜHNE, L. M. (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000.
LENTIN, J. P. Penso, logo me engano: breve história do besteirol científico. São Paulo: Ática, 1997.
MOURA, M.; FERREIRA, M.; PAINE, P. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998.
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 20ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1999.
4. Seminário de pesquisa I : análise da prática pedagógica.
Ementa: Resgate e problematização das diferentes experiências de ensino dos alunos e
discussão das dificuldades enfrentadas e desafios almejados. Reflexão crítica sobre a
prática pedagógica e das possíveis contribuições para sua melhoria a serem
desenvolvidas no curso. Discussão dos projetos de pesquisas.
5. Seminário de pesquisa II: Orientação e desenvolvimento da pesquisa.
Orientação na elaboração e desenvolvimento da pesquisa, fornecendo subsídios
teórico- metodológicos para sua realização. Esta disciplina é prática, envolvendo tanto
encontros coletivos com os orientandos da linha de pesquisa, como individuais entre
os discentes e o orientador.
6. Seminário de pesquisa III: Orientação e desenvolvimento da pesquisa.
Orientação na elaboração e desenvolvimento da pesquisa.
Encontros de orientação individuais e encontro coletivos para apresentação do
andamento da pesquisas e discussão dos alcances obtidos.