Matriz curricular

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS DO PROMESTRE

Estas disciplinas poderão ser distribuídas da seguinte forma:

1º SEMESTRTE:

  • DIP FAE938 Conhecimento, Linguagem e Interações em sala de aula / 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no primeiro semestre do ano). Ementa: Estudo dos processos de construção do conhecimento social e escolar. Relações entre conhecimento e linguagem. Os discursos na sala de aula. Interações na sala de aula.
  • DIP FAE939 Metodologia de Pesquisa / 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no primeiro semestre do ano letivo). Ementa: Metodologia de pesquisa científica em educação. Epistemologia e história do método científico. A pesquisa básica e a aplicada. A natureza da pesquisa em ciências humanas, produção, acesso e interpretações de dados. A ética na pesquisa.
  • DIP FAE940 Seminário de Pesquisa I / 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no primeiro semestre do ano letivo). Ementa: Discussão dos projetos de pesquisas e entrosamento do mestrando com a pós-graduação e Universidade. Resgate e problematização das diferentes experiências de ensino dos mestrandos, como alunos e como profissionais, atentando para as dificuldades e possibilidades. Discussão da questão de pesquisa de cada um, reescrita do projeto de pesquisa. Delineamento do produto educacional esperado.

2º SEMESTRE:

  • DIP FAE937 Sujeitos da Educação: Escola e Identidade/ 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no segundo semestre do ano letivo). Ementa: Estudo crítico sobre o lugar ocupado pelas escolas na contemporaneidade, bem como seus sujeitos socioculturais e suas relações sociais. A identidade e a subjetividade como elementos constitutivos dos sujeitos. A contextualidade e a interculturalidade como dimensões importantes na construção da tessitura da escola; os sujeitos culturais e suas implicações no processo educativo e no campo de pesquisa; o pensamento decolonial e constituição de sujeitos latinos americanos, bem como suas implicações para as pesquisas educacionais.
  • DIP FAE941 Seminário de Pesquisa II / 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no segundo semestre do ano letivo). Ementa: Orientações individuais e compartilhadas para desenvolvimento da pesquisa e início do desenvolvimento da metodologia proposta. Realização de pesquisa de base para as pesquisas do grupo. Participação nos seminários coletivos. Resgate e problematização das diferentes experiências de ensino dos mestrandos, como alunos e como profissionais, atentando para as dificuldades e possibilidades.
  • Mais 03 (três) disciplinas do grupo de optativas.

3º SEMESTRE:

  • Exame de Qualificação (início do prazo)
  • DIP FAE942 Seminário de Pesquisa III / 30 horas e 02 créditos (disciplina obrigatória ofertada somente no terceiro semestre do ano letivo). Ementa: Orientação na elaboração e desenvolvimento da pesquisa. Encontros de orientação individuais e encontro coletivos para apresentação do andamento da pesquisas e discussão dos alcances obtidos
  • mais 02 (duas) disciplinas do grupo de optativas

4º SEMESTRE:

  •  Exame de Qualificação (prazo final – 19º mês)
    • DIP ETF GER000 elaboração de trabalho final

5º SEMESTRE:

  • DIP ETF GER000 elaboração de trabalho final
  • Defesa da dissertação e apresentação do trabalho final (prazo final – 27º mês)

Para concluir o curso, o aluno deverá completar os 22 (vinte e dois) créditos (=330h):

    • 12 créditos obrigatórios:

03 disciplinas obrigatórias de 30h (90h)

03 Seminários de pesquisa de 30h (90h)

    •   10 créditos de disciplinas optativas:

05 disciplinas optativas de 30h (150h)

As disciplinas optativas serão ofertadas semestre a semestre.