Após a Defesa da Dissertação de Mestrado siga as instruções detalhadas (passo a passo). É imprescindivelmente necessário seguir a ordem.
O folder acima é um resumo (leia-o antes de iniciar). ATENÇÃO: o email da secretaria agora é promestre@fae.ufmg.br. O gmail foi desativado a partir de 04/11/2024.
Havendo a necessidade de correções: o aluno terá o prazo determinado pela Banca Avaliadora para realizar as correções orientadas na dissertação e no recurso educativo (caso seja necessário também). Feitas as modificações na Dissertação dentro do prazo previsto, a mesma deve ser avaliada pelo Orientador, que deve preencher o Formulário de Aprovação do Trabalho do mestrando, e enviá-lo à Secretaria.
Correções realizadas ou NÃO havendo a necessidade de correções: Solicite à SECRETARIA, a Folha de Aprovação ou Ata assinada relativa à sua banca de defesa para a inserção na versão final da Dissertação;
1º PASSO:
FORMATE a versão final da Dissertação, segundo as normas “diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG (com a Ata ou Folha de Aprovação da Dissertação inserida). Os recursos educacionais produzidos deverão constar na dissertação como apêndice;
SOLICITE a ficha Catalográfica de sua Dissertação na Biblioteca da FaE, é necessário o envio do Arquivo Completo com a versão final do seu trabalho e o seu ano de nascimento. A solicitação deve ser encaminhada para os e-mails: bibref@fae.ufmg.br e biblio@fae.ufmg.br (para que a chefia da biblioteca possa acompanhar sua solicitação). Para mais detalhes consulte aqui.
2º PASSO:
SOLICITE o certificado de “NADA CONSTA” na Biblioteca pelo email bibref@fae.ufmg.br. O e-mail deve ser enviado com o seguinte assunto: Solicitação de NADA CONSTA. O corpo do email deve conter seu Nome Completo e o seu número de Matrícula.
3º PASSO:
SOLICITE o arquivamento da versão final da Dissertação (já com a Ficha Catalográfica) no Repositório da UFMG. No Repositório contém um tutorial completo e também os passos para recebimento do atestado de entrega para a execução do Autoarquivamento.
OBSERVAÇÃO: é indispensável a concretização dos passos anteriores para execução do passo 3.
4º PASSO:
Entregue, na SECRETARIA, a versão final impressa da DISSERTAÇÃO (acompanhada do Termo de autorização de empréstimo) e do Recurso Educacional:
DISSERTAÇÃO:
- 01 (um) exemplar físico da dissertação final, podendo ter as suas páginas impressas em frente e verso (cuidado ao configurar a impressão) e encadernado em capa dura (tipo brochura na cor azul marinho com letras douradas. Consulte a Biblioteca da FaE para maiores informações.
RECURSO EDUCACIONAL:
- Livros, E-books, encartes, revistas, jogos físicos e etc: devem ser entregues em modelo físico nas suas formatações originais.
- Documentários, Workshops, músicas, filmes, danças, performances e etc: devem ser arquivados em um pendrive com capa e ENCARTE PRENCHIDO com os dados da pesquisa (clique para baixar);
- Sites, mídias digitais, jogos digitais e etc também deve ser salvos em pendrive, acompanhados de uma ficha técnica (clique para baixar). Após o preenchimento, a ficha deve ser salva em formato PDF.
Todo Recurso Educacional deve conter os logotipos do Promestre, da FaE e da UFMG.
5º PASSO:
SOLICITE o diploma para a secretaria via email (promestre@fae.ufmg.br), com o assunto “EMISSÃO DE DIPLOMA”. Nele, anexe o arquivo com os documentos compilados na ordem descrita abaixo, no formato PDF.
1. Histórico Escolar devidamente integralizado. Autenticável ( com QRcode gerado no MinhaUFMG ) ou Histórico Escolar, datado, assinado e carimbado pela Coordenação do Curso;
2. Cópia do Diploma da Graduação (frente e verso);
3. Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópias do passaporte;
4. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento ou união estável;
5. Cópia da Declaração de entrega da versão final de trabalho acadêmico (Dissertação) emitida pela Biblioteca Digital /UFMG;
6. “Nada consta” da Biblioteca.
** Caso o pedido tenha urgência, anexar a justificativa. Para acessar o Requerimento de Registro de Diploma em Caráter Prioritário clique aqui