Artes, Filosofias e Resistências
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Daniele de Sá Alves | Título: Cartografias da experiência: saberes e fazeres na arte, na educação e na pesquisa para a formação de professores artistas | Título(1): Arte e cultura nos espaços expositivos da FaE: Arteducação e Poéticas Objetivo: Fortalecer a Faculdade de educação como espaço de produção de conhecimento, também, no campo da arte. Estimular a formação docente em artes a partir da perspectiva contemporânea de ensino de arte que considera os entrecruzamentos entre a docência, a pesquisa e a produção artística. Título(2): Linhas da FaE: Coletivo de Bordado Livre em defesa da Educação Publica. Objetivo: Constituir um coletivo progressista articulado em torno da defesa da Educação Pública como direito de todas as pessoas e dever do estado, cujas ações giram em torno do bordado livre como forma de expressão poética e política de suas pautas e demandas. |
Didática e Docência
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Cláudia Starling Bosco | Título: Casos de ensino COM Professores e Estudantes(as): experiências formativas e docentes. Objetivo: Compreender as experiências formativas e docentes a partir de diferentes dispositivos: casos de ensino, entrevista narrativa, ateliê autobiográfico, grupos reflexivos, rodas de conversa, diários e memoriais de formação. | Título: Casos de ensino COM Professores(as) e estudantes: experiências formativas e docentes. Objetivo: Criar um espaço de discussão, produção e socialização de Casos de Ensino, evidenciando as experiências formativas e docentes de professores(as) e de futuros professores(as). |
Educação de Jovens e Adultos
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Analise de Jesus Da Silva | Título(1): A Pauta Nacional da EJA no PROMESTRE. Objetivo: contribuir no desenvolvimento de pesquisas, abordagens, artigos e materiais capazes de fornecer subsídios com a qualidade social e a prática reflexiva em Educação de Jovens e Adultos. Título(2): Mapeamento da EJA no PROMESTRE. Objetivo: proceder ao mapeamento, a categorização e a identificação das subtemáticas de todos os projetos propostos e daqueles desenvolvidos no ano de 2013, entrada em 2014 a 2017, entrada em 2018. Título(3): Os dados da EJA no Estado de Minas Gerais. Objetivo: construir um Banco de Dados em formato excell que contenha os números da EJA em cada um dos 853 municípios de Minas Gerais e em sua totalidade. Como objetivo específico, proponho o levantamento dos dados de identificação que permitam o contato de qualquer cidadão aos gestores públicos municipais, a saber, prefeito e secretário municipal responsáveis pela Educação em cada município. III – PERCURSO METODOLÓGICO. Trata-se de pesquisa documental. O percurso metodológico será: 1. Localização, acesso e filtragem dos dados referentes aos 853 municípios de Minas Gerais quanto ao recorte da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2. Triangulação dos dados constantes no Censo 2010 do IBGE, na PNAD 2014 e no Banco Multidimensional de Estatísticas do IBGE. https://www.bme.ibge.gov.br/index.jsp. 3. Construção de Banco de Dados constando de: a. Nome do Município; b. Número de pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas; c. Número de pessoas com 15 anos ou mais com Ensino Fundamental Incompleto; d. Número de pessoas com 18 anos ou mais com Ensino Médio Incompleto; e. Mesorregião Geográfica do Município; f. Microrregião Geográfica do Município; g. Nome do Prefeito; h. Endereço da Prefeitura; i. Telefone da Prefeitura; j. Site da Prefeitura; k. Nome do Secretário de Educação; l. Contato (telefone e e-mail) do Secretário de Educação. 4. Publicação do Banco de Dados. 5. Submissão de artigo produzido a partir da leitura dos dados construídos. O Banco de Dados será construído em formato excell para garantir o acesso aos interessados. O referido Banco de Dados da EJA no estado de Minas Gerais será publicado nos sites do NEJA, da SEE; da SMED/BH; do FNE; dos Fóruns de EJA do Brasil; da UNCME; da UNDIME; da UNE; da UBES; da AMES, do MLB; da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal que já manifestaram interesse no produto apontado por este Projeto de Pesquisa do qual não dispõem. Título(4): Condições de inserção de estudantes oriundos da educação de jovens e adultos na Graduação da UFMG – acesso, permanência e garantia do direito à aprendizagem. Objetivo: compreender os reflexos de tais políticas na chegada ou não de estudantes egressos da EJA na Educação Superior. Desenvolve ações voltadas para o levantamento do quantitativo de estudantes universitários provenientes da EJA, dos anos de 2010, 2011 e 2012, na UFMG. | Título(1): Programa ações afirmativas na UFMG. Objetivo: Criar e implementar uma política de permanência na perspectiva das ações afirmativas destinada a jovens negros e negras, sobretudo os de baixa renda, regularmente matriculados/as nos cursos de graduação da UFMG, oferecendo-lhes instrumental que lhes possibilite uma formação acadêmica de qualidade, a permanência bem sucedida na universidade e a sua futura entrada na pós-graduação. Título(2): Construção do recurso educativo para oferta do Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores da Educação Básica das Redes Públicas na Educação de Jovens e Adultos – Diversidades, desigualdades e justiça social. Objetivo: Produzir recursos educativos extensionistas oriundos do Projeto Curso de Extensão com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos – CREEJA, de registro 102808 no SIEX. Título(3): Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos: Diversidades, desigualdades e justiça social. Objetivo: Realizar um evento digital de abrangência internacional sobre a Educação de Jovens e Adultos; Propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos que analisem as diversidades, as desigualdades e a justiça social presentes nas pautas dos países lusófonos participantes; Propiciar a apresentação e a discussão de experiências vivenciadas pelos Grupos de Pesquisa participantes. Título(4): Projeto de Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos? CREEJA. Objetivo: O Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), a Linha de EJA no Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG (Promestre), o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Pesquisa e Formação (NEJA/FaE/UFMG) e o Editorial EJA em Pauta (Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil ? 1822-2022), apresentam proposta de realização do Curso de Extensão (Atualização) com Trabalhadores em Educação da Rede Estadual na Educação de Jovens e Adultos ? CREEJA. |
Renata Amaral de Matos Rocha | Título: A biblioteca escolar como instrumento de luta contra o racismo. Objetivo: Ao desenvolvermos esta investigação, estamos nos propondo examinar o acervo literário infantojuvenil da Biblioteca Professor Antônio Camilo de Faria Alvim, buscando evidências de que suas obras oportunizam o contato dos leitores com as diversas narrativas sobre a formação de nossos povos, sobretudo, no que tange a pauta antirracista. | Título(1): Projeto – 404997 – CP-Cultural: vivências, socialização e formação. Objetivo: O CP-CULTURAL pretende captar oportunidades de vivências culturais na cena social mineira e até nacional, com o objetivo de potencializar o acesso da Comunidade da UFMG e de seus parceiros aos bens culturais de nossa sociedade, visando contribuir com a formação crítica e sensível desses sujeitos. Também pretende fortalecer o diálogo entre a Universidade e os coletivos artísticos e culturais de Minas Gerais. Título(2): Projeto – 400566 – UFMG JOVEM. Objetivo: O Projeto de extensão UFMG Jovem tem como objetivo geral se constituir como um espaço de encontro, diálogo e intercâmbio entre a UFMG e a Educação Básica, por meio de ações de extensão correlatas e articuladas ao Projeto. |
Walesson Gomes da Silva |
Educação do Campo
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Eliano de Souza Martins Freitas | Título: Análise do Discurso e Geografia: das reflexões sobre os livros didáticos de geografia e seus discursos à elaboração de materiais alternativos. Objetivo: Analisar as abordagens discursivas em livros didáticos de geografia, que fazem parte do Programa Nacional de Livro Didático, patrocinado pelo Ministério de Educação (coordenador). | |
Maria Isabel Antunes Rocha | Título: Repercussões das ações de reparação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão nos impactos do rompimento da Barragem de Fundão na oferta escolar para as populações do campo. Objetivo: compreender como as ações de reparação vinculadas a formação de professores repercutem na oferta escolar para as populações do campo |
Título: Programa de Extensão Formação continuada de educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais Escola da Bacia do Rio Doce PEBRID Objetivo: construir um processo formativo que alcance os educadores (professores e gestores) da região da Bacia do Rio Doce que estão atuando em escolas públicas na Educação Básica, em seus diferentes níveis e modalidades. |
Educação em Museus e Divulgação Científica (Foco: Design)
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Adriana Mortara Almeida | Título(1): Públicos de museus da Rede de Museus da UFMG: mapeamento das ações existentes e formação para pesquisa de públicos. Objetivo: Identificar os processos utilizados pelos museus da Rede de Museus da UFMG para contar e identificar perfis de seus públicos; Identificar processos utilizados pelos museus da Rede de Museus da UFMG para avaliar suas ações juntos aos públicos; Desenvolver ações de formação para as equipes dos museus da Rede de Museus da UFMG para identificar perfil de públicos e avaliar suas ações; Atuar na formação de estudantes para o desenvolvimento de estudos de públicos e práticas de extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das ações de extensão nos museus da Rede de Museus da UFMG. [Apoio Edital Fundep 1/2022. Finaliza abril de 2025] Título(2): Públicos de museus da Rede de Museus da UFMG: consolidação de mapeamento das ações existentes e formação para pesquisa de públicos. Objetivo: Identificar os processos utilizados pelos museus da Rede de Museus da UFMG para contar e identificar perfis de seus públicos; Identificar processos utilizados pelos museus da Rede de Museus da UFMG para avaliar suas ações juntos aos públicos; Desenvolver ações de formação para as equipes dos museus da Rede de Museus da UFMG para identificar perfil de públicos e avaliar suas ações; Atuar na formação de estudantes para o desenvolvimento de pesquisas de públicos e práticas de extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das ações nos museus da Rede de Museus da UFMG. [Contemplado com bolsa Fapemig Probic Edital 11/2024] Título(3): Pesquisa de públicos no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico dos visitantes espontâneos do MHNJB. Avaliar o MHNJB. Contribuir para o aperfeiçoamento de metodologias de pesquisas de públicos em museus. Objetivos específicos: Identificar o perfil sociodemográfico dos visitantes espontâneos do MHNJB, assim como suas práticas culturais e opiniões sobre a experiência da visita. Avaliar, a partir da experiência dos visitantes, espaços e exposições específicas do MHNJB. Avaliar, a partir da experiência dos visitantes, a interação com os educadores do museu. Desenvolver protocolos de pesquisa de público que possam ser replicados em outras instituições museológicas. [Bolsistas de Edital Fapemig 4/2022. Finalizado em dezembro de 2024] | Título: Materiais educativos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: rompendo fronteiras. Objetivo: ampliar as ações educativas do MHNJB-UFMG por meio de materiais impressos, jogos e materiais digitais que possam ser utilizados por diversos públicos antes, durante e depois da visita ao museu, enriquecendo a experiência dos visitantes; continuar o processo de digitalização do acervo, possibilitando que informações sobre os diferentes tipos de materiais estejam mais organizadas e acessíveis; criar formas de trabalhar a base de dados digital do acervo do Museu, produzindo, a partir dela, materiais educativos tanto físicos quanto digitais; desenvolver materiais educativos para pessoas com diferentes tipos de deficiências a fim de que possam interagir com os conteúdos abordados nas exposições do museu; possibilitar a abordagem dos temas de forma mais lúdica e acessível; construir as ações educativas em parceria com escolas e outros espaços científico-culturais. [Contemplado Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022, a ser finalizado em maio de 2025] Título: Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do MHNJB-UFMG. Sou coordenadora acadêmica do Programa (SIEX 500082) |
Márcia Luíza Franca da Silva | Título: DESIGN NA UFMG: produção acadêmica do curso da Escola de Arquitetura | Título: Design & Educação |
Marina Assis Fonseca | Título: Universidade das Crianças. Objetivo: Elaboração e produção de materiais de divulgação científica (livros infantis., ilustrações, textos curtos, vídeos e podcasts), a partir da interação com crianças e educadores em oficinas oferecidas pelo projeto. |
Infâncias e Educação Infantil
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Mônica Correia Baptista | Título: Avaliação da Leitura e da Escrita na/da Educação Infantil. Objetivo: Construir metodologia de avaliação da leitura e da escrita na educação infantil, a partir do envolvimento das crianças e empenhamento das professoras. Edital Universal FAPEMIG. 2023-2025 | Título(1): A hora da história na FaE. Siex nº 403304. Objetivo: formar aluno(a)s da graduação, da pós-graduação, professore(a)s, bibliotecário(a)s e demais profissionais em exercício em escolas, bibliotecas ou centros de cultura, que atuam ou que possam vir atuar como mediadore(a)s e promotore(a)s de leitura, a planejar, organizar e desenvolver situações de leituras de livros infantis e de reflexões sobre elas, junto a crianças menores de seis anos. Título(2): Leitura e escrita na Educação Infantil – curso de atualização. Siex nº 102110. Objetivo: Formar professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), gestores(as) de instituições públicas de Educação Infantil ou de instituições conveniadas com o poder público e gestores(as) de Secretarias Estaduais de Educação e de Secretarias Municipais de Educação responsáveis pela coordenação da Educação Infantil, para que seja assegurado um trabalho pedagógico de qualidade com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas do Brasil. Título(3): Leitura e escrita na Educação Infantil – curso de aperfeiçoamento. Siex nº: 103187. Objetivo: Capacitar formadores estaduais e municipais para que à luz dos pressupostos teóricos e práticos que sustentam o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil formarem professoras cursistas do curso de atualização Leitura e escrita na educação infantil de municípios que integram os estados da região Sudeste. Título(4): Fórum Mineiro de Educação Infantil. Siex nº: 403581. Objetivo: Formular e desenvolver conjuntamente, em espaço democrático, constituído por diferentes instituições e pessoas, estratégias de defesa do direito das crianças de zero a cinco anos e onze meses de vida a uma educação infantil de qualidade socialmente referenciada. Título(5): Projeto de oficinas de Leitura literária. Siex nº: 402149. Objetivo: Desenvolver ações de formação de estudantes da graduação, pós-graduação; professoras; bibliotecários; museólogos e demais profissionais da educação escolar, assim como pais, familiares e demais interessados na promoção da leitura literária junto a crianças, fomentando experiências estéticas, culturais e cognitiva. Título(6): Seminário Formar leitores e leitoras na primeira infância. Siex nº: 204910. Objetivo: Desenvolver atividades acadêmicas destinadas a professores e demais agentes culturais para que possam compreender a participação da linguagem na constituição dos seres humanos e os pressupostos teóricos que fundamentam as práticas pedagógicas relacionadas ao processo de apropriação das linguagens oral e escrita pelas crianças menores de seis anos, em instituições de Educação Infantil. Título(7): Projeto Tertulinha.Siex nº: 401137. Objetivo: Constituir um espaço virtual de promoção e interação da leitura literária para crianças da Educação Infantil, possibilitando o acesso a diversos textos de literatura infantil de maneira a fomentar a experiência estética, emocional e cognitiva da criança, consolidando, assim, sua relação com a literatura mesmo no formato remoto. |
Educação Matemática
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Keli Cristina Conti | Título(1): Processos de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica: formação de professores e práticas pedagógicas. Objetivo: investigar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, bem como desenvolvimento de pesquisas de mestrado cujo foco sejam os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica e na formação de professores. Título(2): Processos de Ensino e Aprendizagem: probabilidade e estatística na escola básica e na formação de professores. Objetivo: Constituir grupos de professores e futuros professores, preferencialmente com práticas colaborativas e compreender os processos de ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade na Escola Básica. Objetiva-se também desenvolver proposta junto aos estudantes da Escola Básica. | Título: Formação Compartilhada de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Objetivo: Visamos a constituição de um espaço on-line de formação continuada com professores/professoras em exercício, licenciandos/licenciandas e pesquisadores/pesquisadoras. Dar aos professores oportunidade de compartilhar com outros as experiências deles e considerá-las para ampliar o conhecimento dos participantes é um importante papel que a Universidade pública pode desempenhar |
Samira Zaidan | Título: O conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em educação matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão. Projeto coordenado por Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI), onde faço parte da equipe juntamente com outros 28 colegas de universidades e institutos de todo o país. Objetivo: contribuir para ampliar bases teóricas consistentes para o estudo da matemática da formação docente, segundo demandas da prática profissional. Para isto, propomos levantar, sistematizar e analisar elementos presentes em dissertações e teses do campo da Educação Matemática que possam contribuir para o entendimento de conhecimentos matemáticos próprios para a docência. Tais elementos são fundamentais para os processos de formação de professores de Matemática que rompa com o modelo formativo dominante no Brasil. |
Educação, Ensino e Humanidades
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Ana Paula Giavara | Título: Grupo de Pesquisa Historicamente – História, Ensino e Aprendizagem Objetivo: No âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerias, o grupo tem como objetivo refletir sobre o Ensino de História em suas interfaces com diferentes áreas do conhecimento, tais como Educação Histórica, História, Linguagem, Educação e Psicologia da aprendizagem. |
Título: A cartografia socioterritorial como estratégia para a formação docente |
Guilherme de Alcantara | Título(1): “Mercado escolar de Belo Horizonte e a produção de desigualdades educacionais”. Objetivo: analisar as dinâmicas de produção de segregação escolar e desigualdade educacional no mercado escolar de ensino fundamental de Belo Horizonte. Título(2): “Análise das configurações do mercado escolar privado: uma comparação entre Austrália e Brasil”. Objetivo: Comparar as configurações do mercado escolar privado de ensino fundamental em Belo Horizonte e Adelaide. | |
Pedro Teixeira Castilho | Título: Desembola na ideia – a reinserção social de adolescentes usuários de drogas em situação de conflito com a lei: práticas de oficinas e da psicanálise em instituições. | Título: Desembola na ideia – a reinserção social de adolescentes usuários de drogas em situação de conflito com a lei: práticas de oficinas e da psicanálise em instituições. |
Ensino de Ciências
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Alexandre Fagundes Faria | Título: Estudo das Contribuições do Ensino de Física para a Formação de Técnicos de Nível Médio. Objetivo: Identificar e analisar as contribuições de um curso de Física de nível médio para a formação profissional de estudantes, matriculados e egressos, de cursos técnicos integrados de uma escola técnica federal. | |
Célio da Silveira Junior | Título: O papel que ocupa a leitura mediada de textos didáticos de Ciências e de Química nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Objetivo: Pesquisar o lugar ocupado pela mediação da leitura de Textos Didáticos de Ciências nas práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula. | Título(1): Mediações: ensinar ciências pelo mediar leituras. Objetivo: Contribuir para o debate sobre a leitura em sala de aula e sobre o papel fundamental que a mediação pedagógica deveria tomar nesse processo. Título(2): Interações Químicas: processos de formação docente por meio do encontro entre professores de Química. Objetivo: Abranger cursos, eventos e prestação de serviços, realizados para e com os professores de Química que atuam na Educação Básica em escolas de Belo Horizonte e região. No bojo deste projeto, esses docentes são estimulados a participar de Encontros Científicos na UFMG promovidos para divulgação de relatos de suas experiências e para participarem de rodas de conversa, palestras e cursos organizados por professores e discentes, bolsistas de extensão, da UFMG. |
Fábio Augusto Rodrigues E Silva | Título(1): Desenvolvimento de produtos educacionais para o ensino de ciências e biologia. Objetivo: investigar as contribuições da materialidade nos processos de aprendizagem em educação científica no ensino fundamental e médio, buscando trazer inovações o ensino de temas tecnológicos ambientais e de saúde. As investigações empreendidas se dedicam ao desenvolvimento de sequências didáticas, oficinas ou minicursos que procuram estabelecer redes de elementos mediadores para analisar os processos de translação que emergem nessas situações. Título(2): Formação de professores de ciências e biologia para o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem sobre temas controversos. Objetivo: buscar o desenvolvimento de aportes teóricos-metodológicos, reflexões e de produtos ou processos educacionais para a formação inicial e continuada de professores de ciências e biologia a partir de temas controversos ou socioambientais. Nesse sentido, procura-se investigar como esses temas mobilizam diferentes elementos e sujeitos em situações de ensino e aprendizagem que propiciam novas iniciativas que visam uma formação mais contextualizada e que atenda as demandas para uma ação política dos educadores da educação básica. | |
Fernando César Silva | Título: Ensino de Ciências como Prática Social: o trabalho com os domínios do conhecimento científico. Objetivo: investigar a complexidade dos processos de construção de entendimentos em sala de aula, incluindo a relação estabelecida com os conhecimentos, as normas sociais, as práticas, os valores e a materialidade. | Título: Clube de Ciências Trem Bão. Objetivo: Articular e colaborar com escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte, promovendo atividades de ensino para estudantes da Educação Básica, e de divulgação científica para a comunidade. |
Nilma Soares da Silva | Título: Os recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e sua contribuição para a inserção social. Objetivo: Investigar e Compreender o impacto dos recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – PROMESTRE/FaE/UFMG. | Título(1): Projeto Café Pedagógico – Objetivo: O Café pedagógico tem o objetivo de promover diálogos genuinamente interdisciplinares e abrangentes em torno de questões que mobilizam vários campos de pesquisa e atuação, com enfoque na interface das ciências naturais e da educação com outros campos. Título(2): Projeto Os recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e sua contribuição para a inserção social – Objetivo: Elaborar, implementar e investigar recursos educacionais elaborados no Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -PROMESTRE/FaE/UFMG. Título(3): Projeto POP Astronomia: Chão de Estrelas e Praça da Astronomia – Objetivo: Associar um ambiente de formação inicial e continuada de professores de ciências a práticas culturais de popularização e difusão científica e tecnológica buscando integrar novos públicos e utilização de instrumentos científicos e escalas de observação científica interdisciplinares. Título(4): Programa articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências. Objetivo: dar continuidade e ampliar a abrangência de Projetos e iniciativas de Formação Continuada de Professores de ciências no CECIMIG/FaE-UFMG, dando visibilidade social e institucional a tais programas e divulgando os produtos por eles gerados. Pretende ampliar as articulações entre formação inicial de estudantes de Licenciatura e formação continuada de professores, pela participação de bolsistas de extensão e pelo envolvimento de maior número de licenciandos em estágios. |
Trabalho e Educação
Docente | Projeto de pesquisa | Projeto de extensão |
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Geraldo Marcio Alves dos Santos | Título: Trabalho e Educação: implementação do trabalho associado e do Emprego Verde em Brumadinho. Objetivo: assessorar e acompanhar, durante trinta meses, a implementação de unidades de trabalho associado em Brumadinho e região. Objetivos específicos: Nivelar as bases conceituais da autogestão, cooperativismo e Emprego Verde; Criar uma Central de Cooperativas em Brumadinho; Incubar quatro cooperativas de trabalho em Brumadinho; Apoiar duas Associações de trabalhadores em Brumadinho e difundir as ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Brumadinho | |
Kamille Vaz | Título: Proposta de Educação Escolar para os estudantes da Educação Especial: contribuições da pedagogia histórico-crítica. |