Orientações e Cronograma para Alunos Ingressantes em 2021

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020, às 12:11

PRAZO PARA RECURSOS CONTRA O RESULTADO FINAL

Tendo em vista que a divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 04 de janeiro de 2021 e os termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG; o prazo para protocolar recursos contra o resultado do processo seletivo, encerra-se no dia 14 de janeiro de 2021. Os recursos devem ser dirigidos à Coordenação do Mestrado, conforme modelo disponibilizado na página do programa. Os recursos deverão ser encaminhados ao e-mail secpromestre@gmail.com.

PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL APÓS ANÁLISE DOS RECURSOS

Após análise dos recursos, a relação final dos candidatos aprovados no Processo Seletivo de 2021 será divulgada na página web do Mestrado no dia 25 de janeiro de 2021.

REGISTRO ACADÊMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2021

-Envio de cópias legíveis de documentos (exclusivamente por e-mail)

O candidato aprovado e classificado no Processo Seletivo 2021 deverá enviar a seguinte documentação para o e-mail processoseletivopromestre@gmail.com, no período de 26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2021:

• Certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do TSE. Não serão aceitos comprovantes individuais de votação, no caso de candidato brasileiro;
  • Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
  • Comprovante de residência recente (últimos quatro meses), no caso de candidato brasileiro;
  • Certidão de nascimento ou casamento, no caso de candidato brasileiro.

– Cadastro Prévio (exclusivamente pela internet)

O candidato aprovado e classificado no Processo Seletivo 2021 deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 10 a 24 de fevereiro de 2021, o seu Cadastro Prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras), e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato aprovado e classificado no Processo Seletivo. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Programa até o dia 23 de abril de 2021.

Observações importantes:

• O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para Registro Acadêmico no curso de pós-graduação, deverá enviar à Secretaria do Mestrado (processoseletivopromestre@gmail.com), até o dia20 de abril de 2021, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação de grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação.
  • Em caso de curso de graduação concluído no exterior, o candidato deverá enviar à Secretaria do Mestrado (processoseletivopromestre@gmail.com), até o dia 20 de abril de 2021, cópia do diploma de curso de graduação com selo de autenticação consular, conforme legislação vigente, e tradução juramentada para o português do diploma de curso de graduação, exceto para aqueles emitidos em língua espanhola, francesa e inglesa. A tradução deverá ser feita por tradutor público residente no Brasil.
  • Candidatos estrangeiros deverão enviar à Secretaria do Mestrado (processoseletivopromestre@gmail.com), até o dia 20 de abril de 2021, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Registro Nacional Migratório (RNM) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal e o passaporte com visto válido de entrada no Brasil, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Curso. Detalhes sobre esses documentos estão disponíveis no site do DRCA,  no tópico “Documentação”.
  • Aqueles candidatos que já possuem certificação de proficiência, obtida nos últimos 36 meses, em uma das línguas estrangeiras instrumentais exigidas (inglês, francês ou espanhol) devem enviar o certificado junto aos demais documentos, no período de 26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2021. Em atendimento à Resolução n° 08/2008, de 14 de outubro de 2008, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, os candidatos que não possuírem tal certificado deverão comprovar proficiência no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da primeira matrícula no curso. Detalhes sobre a certificação em língua estrangeira estão disponíveis nos itens 7.7.1 a 7.7.6 do Edital de Seleção de 2021.

É vedado o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de graduação, de pós-graduação ou em ambos os níveis, conforme o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”.

Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital.

O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados na linha de pesquisa, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA.